Instituto Pensar - El Salvador será primeiro país a aceitar bitcoin como moeda oficial

El Salvador será primeiro país a aceitar bitcoin como moeda oficial

por: Lucas Godois 


Foto: Reprodução

El salvador anuncia que tornará a bitcoin moeda oficial do país. Assim, se tornará a primeira nação a aceitar criptomoeda de forma oficial. O presidente Nayib Bukele informou que acredita que a moeda pode impulsionar investimentos.

O anúncio foi feito no último sábado (5), em um vídeo enviado à Conferência Bitcoin 2021, realizada em Miami (EUA). O presidente Bukele informou no discurso a parceria entre empresas de carteira digital e o país, com a finalidade de criar uma infraestrutura capaz de colocar a moeda em circulação.

"No curto prazo, isso vai gerar empregos e ajudar a proporcionar inclusão financeira a milhares de pessoas fora da economia formal.?
Nayib Bukele

El Salvador atualmente utiliza o dólar americano como moeda oficial. Para o bitcoin ser legalizado no país, o senado tem que aprovar a adoção da criptomoeda, Bukele disse que enviará a proposta esta semana.

Bukele expressou que sua decisão surgiu após perceber que os "bancos centrais estão tomando cada vez mais ações que podem causar danos à estabilidade econômica de El Salvador?, ainda acrescentou "autorizar a circulação de uma moeda digital com oferta que não pode ser controlada por nenhum banco central?.

Leia tambémCEO do Twitter quer largar microblog para se dedicar às criptomoedas

O presidente também informou no seu Twitter o plano de implementação:

Economia salvadorenha

O país tem a terceira maior economia da América Central e tem como principais exportações o camarão, café e principalmente a cana-de-açúcar. A indústria atua no processamento de alimentos, bebidas, petróleo, têxtil cimento e tabaco.

Com a aprovação da criptomoeda, o governo espera abrir serviços para 70% da população que não tem contas abertas em bancos. 20% do PIB salvadorenho é oriundo de envio de dinheiro por pessoas que moram em outros países, principalmente os Estados Unidos.

Leia também: China proíbe transações com criptomoedas no país

Bitcoin, primeira moeda digital

Atualmente um bitcoin equivale a mais de 165 mil reais. Foi a primeira moeda digital criada, em 2008, de forma descentralizada, pois não precisa de uma instituição para poder funcionar. Utiliza a tecnologia Blockchain para poder funcionar de forma segura e privada.

Blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de códigos de informação. É seguro porque cada pedaço de código carrega um outro código, assim a pessoa que tentar invadir terá que desvendar mais de um bloco de dados.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: